Suplementos de Fibra para o Cérebro: Um Potencial Impulsionador da Função Cognitiva em Adultos mais Velhos

Um estudo recente publicado na revista Nature Communications descobriu que tomar um suplemento diário de fibra pode impulsionar a função cognitiva em adultos mais velhos. Segundo a pesquisa, pessoas com mais de 60 anos que tomaram suplementos de fibra prebiótica durante 12 semanas mostraram uma “melhoria significativa” em testes de memória e pensamento em comparação com aqueles que não o fizeram.

Embora o estudo seja pequeno, envolvendo apenas 72 pessoas (36 pares de gémeos), e não prove que a fibra possa melhorar a cognição, ele demonstrou uma ligação. Amy Reichelt, PhD, pesquisadora de nutrição e neurociência da Universidade de Adelaide, na Austrália, afirmou que o estudo mostra uma associação entre o suplemento de fibra e uma melhor cognição, em vez de um efeito causal direto.

Apesar de resultados “fascinantes”, como afirmou Thomas R. Vidic, MD, da Academia Americana de Neurologia, a comunidade médica não pode fazer conclusões definitivas com base nesta pesquisa. O elo entre o intestino e o cérebro ainda está sendo investigado, estando o conhecimento nessa área em seus estágios iniciais.

Os investigadores do estudo procuraram compreender se possíveis mudanças no microbioma intestinal resultantes dos suplementos de fibra poderiam melhorar a cognição e a função muscular. Um dos gémeos de cada par foi escolhido aleatoriamente para tomar um dos dois suplementos de fibra prebiótica – inulina, uma fibra dietética, e frutooligossacarídeos (FOS), um carboidrato à base de plantas – diariamente por 12 semanas.

No final do estudo, os participantes que tomaram os prebióticos apresentaram um aumento nas bactérias benéficas do intestino, como Bifidobacterium, que está ligada a melhorias cognitivas. Em relação à cognição, o grupo que tomou o suplemento de fibra obteve pontuações mais altas nos testes de memória visual e novas aprendizagens, demonstrando menos erros em comparação com o grupo que tomou placebo.

Embora os resultados sejam promissores, os especialistas alertam que não há evidências sólidas de que a fibra possa realmente melhorar a cognição. No entanto, é consensual que adicionar mais alimentos ricos em fibra à dieta é benéfico para a saúde do cérebro e geral, em pessoas de todas as idades.

É importante notar que a maioria das pessoas pode obter a fibra de que precisam a partir de uma dieta equilibrada, rica em frutas, vegetais e cereais integrais. No entanto, aqueles que dependem muito de alimentos menos saudáveis podem considerar falar com um profissional de saúde sobre a possibilidade de tomar um suplemento de fibra.

Embora os resultados do estudo sejam interessantes, é fundamental aguardar mais pesquisas antes de recomendar o uso generalizado de suplementos de fibra para melhorar a saúde cognitiva. É sempre importante abordar qualquer mudança na dieta ou suplementação em consulta com profissionais de saúde qualificados para obter orientação personalizada e adequada.

Fonte: Health
https://www.health.com/daily-fiber-supplement-brain-function-seniors-8605688